sexta-feira, junho 13, 2008

Shyamalanesco


Não sei propriamente explicar. Tinham passado as primeiras imagens deste trailer, e eu nem sabia que havia um filme novo do Shyamalan, quando disse para o lado: «- Isto é o Shyamalan». E era: imediatamente a seguir apareceu o nome dele. Vi só alguns dos filmes: não gostei de Signs, menos ainda de Senhora da Água, impressionou-me muito O Protegido (Unbreakable). Mas suspeito agora que os meus likes & dislikes dizem mais sobre a minha disposição do momento do que sobre eles.
Há qualquer marca autoral muito forte, plano-por-plano, nas imagens de O Acontecimento; infelizmente, não sei explicar o que é. Claro que evoca Spielberg, não só pelo lugar das crianças, a narrativa infantil e reacionária (há uma verdade primordial a que se regressa e que as crianças intuem), e o facto de ser tudo muito e excessivamente explicado. Olho para aquilo e evoca Spielberg, mas é um Spielberg dos inícios, intenso e mais bem feito. Há qualquer coisa de muito americano nas cores de O Acontecimento, nessas imagens que sem saber porquê imediatamente atribuí a Shyamalan (haverá também qualquer coisa de indiano? É que falo em cores). Há rigor, há detalhe, na maneira de filmar cada plano: gostei da imagem de uma velha subtilmente filmada através de um mosquiteiro, a quadrícula pequenina dando uma vaga sugestão de pintura impressionista. Encontrei ecos de Signs, encontrei todas as marcas de cinema que não é do meu género, mas deixei-me interessar pelo filme. Shyamalan é um autor e há qualquer coisa de forte e Shyamalanesco.